BEM-VINDO AO BLOG DA PASTORAL JUVENIL DOS JOVENS BOA NOVA - MUSICAL ALEGRIA - ESTREIA - ALEGRAI-VOS NO SENHOR - IDE E FAZEI DISCIPULOS ENTRE AS NAÇÕES, JOVENS BOA NOVA

Myspace Scrolling Text Creator

segunda-feira, 28 de maio de 2012


Aconteceu:
Debate
10 Competências rumo à Felicidade



No dia 25 de Maio, no Seminário da Boa Nova em Valadares, realizou-se um debate sobre as “10 Competências Rumo à Felicidade”. Na apresentação deste livro do Prof. Dr. Jacinto Jardim estiveram como oradores  o Prof. Dr. Paulo Alexandre Moreira, doutorado em Psicologia Clínica, pela Universidade do Minho, com várias publicações no âmbito da prevenção das perturbações mentais, e investigador nos E.U.A., nos
campos da psicoterapia; o Prof. Dr. José Eduardo Franco, licenciado em Teologia, doutorado em França, em História, investigador na Universidade de Lisboa, com vários artigos e livros editados, e coordenador de vários projectos nesta área; o Padre Dr. Roberto Carlos Nunes, licenciado em Teologia, pároco de Canelas e responsável da Pastoral Juvenil da Vigararia Gaia II; o Prof. Dr. Jacinto Jardim, doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro, e professor no Instituto Piaget; e como moderador, Eugénio Perregil,
aluno de Teologia da UCP. Bastantes presenças no auditório do Seminário, com um leque diversificado de participantes, ávidos de conhecimentos, e interessados no tema, nas suas variadas ópticas, e com a curiosidade aguçada pelo painel que tanto nos honrou, com a sua participação.

O início do debate, foi feito pelo Prof. Dr. Paulo Alexandre Moreira, que caracterizou a tendência natural do homem para satisfazer as suas necessidades básicas, procurando sentir-se bem, e buscando a Felicidade. Um aceso debate sobre situações actuais de possível felicidade aqueceu o ambiente. Sem pretensões de fazer avaliações psicológicas, concluiu dizendo que a Felicidade pode ser promovida, através do trabalho dos mecanismos auto-regulatórios, associados à maturidade do desenvolvimento da personalidade, aceitando a diferença de perspectiva do bem-estar e da felicidade individual.

O segundo orador, o Dr. Padre Roberto Carlos, com a sua boa disposição e simplicidade, começou por partilhar a pesquisa que tinha feito à volta deste tema. Quer seja de origem teológica, ou filosófica, e até em campos das neurociências, a sua busca resultou em definições partilhadas por milhões de pessoas, já que este sistema, a Internet, se tornou numa das ferramentas universais, mais utilizadas. Sendo que o conceito de Felicidade, é percebido por cada indivíduo, e o significado que lhe é dado pelas suas variantes, e pelas diferentes formas de conceptualização da sua visão, e da forma como percepcionam a sua realidade. Pelas suas características teológicas e religiosas, projectou a dimensão da Felicidade, não só em fazer algo de bom, como acreditar que a nível transcendental, este estado permanece, através da Fé. A Felicidade, não é um caminho que se percorre sozinho, sendo que a Fé é um modo de olhar para a vida, dependendo das perspectivas que temos das nossas realidades, e a interpretação que damos à nossa Fé e à nossa vida.

O Prof. Doutor José Eduardo Franco, elegeu o evento desta envergadura, nesta Instituição que tem uma longa tradição, na realização de eventos sobre a  “Igreja em diálogo”. Elogiou o autor e a sua obra, e fez uma análise da perspectiva da Felicidade, integrando na Historia de Portugal, que com a sua cultura empreendedora, conseguiu enaltecer e honrar os epítetos de Descobridores, que mesmo sendo sofredor, era um povo com entusiasmo e que conseguia com a sua resiliência, ultrapassar as suas dificuldades.

O último orador, foi o Prof. Dr. Jacinto Jardim, que partilhou a sua alegria e satisfação, por ter atingido os seus objectivos, fruto da sua investigação científica, e apresentada no livro num estilo de um contador de histórias. Propor dez competências rumo à Felicidade, através de um Guia Prático para pessoas e organizações empreendedoras, é o resultado desta obra que pretende activar mudanças positivas e construtivas, através do desenvolvimento destas capacidades, para ajudar o leitor a aperfeiçoar o seu sistema de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Como nos vem habituando o Prof. Jacinto Jardim, (ou o Mestre, conforme lhe chamam muitos dos seus alunos), esta é mais uma das ferramentas, que provoca mudanças não só no percurso de aprendizagem, mas também como instrumento de qualificação para a produtividade e sucesso efectivo, como elementos constituintes de pessoas felizes e empreendedoras.

O debate foi aberto à plateia, e questões foram postas aos oradores, que eficazmente se disponibilizaram a esclarecer.
O evento terminou, com a representação de um Musical, dirigido pelo Padre Francisco de Jesus, com a participação dos Jovens Boa Nova, numa encenação reduzida e adaptada ao acontecimento.
Finalizamos este apontamento com a premissa com que o Prof. Dr. Jardim, termina a sua introdução, do seu livro: SEJAM FELIZES!

Maio 2012

Dolores Guimarães
Departamento da Pastoral Juvenil - Jovens Boa Nova
Assembleia participante, no auditório do seminário da Boa Nova
Intervenção do Professor Doutor Paulo Alexandre Moreira, sobre a prespectiva da psicologia da felicidade.


Intervenção do padre Roberto Carlos, paroco de Canelas e responsável da pastoral juvenil da vigagaria -  Gaia II
Intervenção do professor Doutor José Eduardo Franco, professor e investigador da Universidade de Lisboa. 

Intervenção do Professor Doutor Jacinto Jardim

Sem comentários:

Enviar um comentário